quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO III

Avaliação Vivencia do Estágio III

                                                              
                 Em cumprimento de atividade relacionada á disciplina de Estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Artes Visuais desenvolvemos uma intervenção pedagógica artística na comunidade de (Lagoa Santa/GO) com um projeto de extensão “Cidade Educadora & Arlete Kioki”.
No primeiro momento, desenvolvemos um percurso pela cidade pesquisando espaços não formais para o desenvolvimento de ações educativas, onde encontramos nossa porta de entrada. Em seguida foi desenvolvida uma experiência etnográfica no ambiente a ser estagiado para o conhecimento do artista e aprofundar nosso conhecimento no nosso campo de trabalho Lugar onde vamos fazer nossa execução pedagógica.
Num terceiro momento elaboramos o projeto “Cidade Educadora & Arlete Kioki”, no qual desejamos conhecer sobre tela, pincel e tinta. Arlete começa por mostrar seu pequeno ateliê e algumas obras suas, que se encontra no local, depois em seguida foi introduzida no projeto uma apresentação teórica de conhecimentos sobre pintura em tela, onde dona Arlete apresentou um texto contendo informações de como pintar uma tela “DICAS DE COMO PINTAR UMA TELA”. A mesma a leu e explicou, sobre a conservação da tela, sobre os pinceis e sobre as tintas, falou um pouco do seu interesse pela a arte, em seguida apresentou as revistas de pintura em tela para a escolha dos riscos, ou seja, do desenho, mas explicou que para facilitar o trabalho dela na hora das explicações, que fossem escolhidos apenas dois desenhos, pois éramos quatro, então seriam duas pessoas pintando o mesmo desenho, mas cada um em sua tela, e começamos a pintar, primeiro o fundo e depois as folhas, isso no meu caso que estava pintando uma flor, e explicou que sempre pintamos primeiro o que fica mais longe, ou seja, no segundo plano. Isso ocorreu no primeiro dia. No segundo dia não consegui, pois meu tio faleceu e eu não tive condições nem física e nem psicológica para pintar qualquer coisa, foi um dos golpes mais terríveis da minha vida. Remarcamos para semana seguinte e quando tudo estava preparado para começarmos, Akimier filho casula da Dona Arlete quebrou o braço no trabalho e ela teve que suspender a aula para levá-lo ao médico. Marcamos para a mesma semana, e conseguimos realizar a atividade proposta ouve troca de informações entre - si, pois os garotos exploraram dona Arlete com perguntas a cerca da pintura que estavam realizando, e assim que as duvidas iam surgindo ela ia esclarecendo e o corpo do quadro foi feito no segundo encontro, ficando para o terceiro e ultimo encontro a finalização, ou seja, o acabamento da tela, é uma faze muito importante pois é o acabamento que decide se a pintura vai ficar boa ou não, e no terceiro encontro conseguimos a realização final, acatando todas as
explicações que dona Arlete nos proporcionava. Ao término da intervenção paguei uma rodada de lanche com coca-cola para os garotos, todos nos ficamos felizes com o resultado inclusive a Dona Arlete, pois em uma de suas falas, foi: não imaginei que pudesse conseguir fazer vocês pintarem alguma coisa e olha que não ficou ruim.
            O valor da intervenção para minha pessoa, foi muito importante, pois teve influência positiva para minha vida profissional, e uma satisfação a mais na minha vida pessoal. Acredito que para Dona Arlete, foi a mesma coisa, pois tinha grande intensão de divulgar o seu trabalho como Artista e também o seu comércio. Com os jovens não foi diferente, pois tiveram a rica oportunidade de conhecer o que não conhecia, teve a chance de decidir se quer ou não ser artista, de óleo sobre tela, uma jovem do grupo disse que vai seguir em frente, pois amou a experiência. Posso dizer que o Balneário Kingin, ( local da intervenção ), foi um local de aquisição de aprendizado, pois além de aprendermos sobre o tema abordado, descobrimos coisas sobre o turismo daquele local.
 Na avaliação precisa estar coerente com os pressupostos desejados, acredito que alcançamos os objetivos; como interação, participação, motivação e aceitação do novo e diferente, pois todos os participantes indagaram, sobre um estágio diferente, mas aceitaram a proposta numa boa e gostaram. Pois nem eu nem eles seríamos mais os mesmos depois das dicas de como pintar uma tela. Conseguimos realizar o termino com três dias de 4 horas aula o dia, não foi fácil e teve momentos que achei que não ia conseguir.
No entanto podemos aprender com a grande diversidade de cores e formas existente numa cultura, mas que poucos notam. È necessário potencializar as imagens, criando medidas visuais e conceitos que ambicionem traduzir esses novos territórios em mapas poéticos, e a, tela é um bom lugar para essa potencialização, que mudara desenvolvimento social, sócio-cultural e porque não dizer econômico. E poderá atingir a comunidade no campo político e até mesmo no fator psicológico social.
"A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado." (Theodor Adorno).
 Podemos ver a arte de uma outra forma, e dar a ela outro significado, mesmo sabendo da variável de gosto pela arte, percebi que meus convidados para a intervenção, conheceram um pouco mais sobre o variável, a óleo sobre tela e seus envolvimentos com certeza a arte para eles terá um outro sentido.
Mesmo sabendo que uma mesma arte causa sentimentos e sensações diferenciadas, em diferentes indivíduos, só nos prova que o multiculturalismo esteve sempre presente na vida cotidiana das pessoas e que uma comunidade aprecia campos diferentes na classe da arte e até sobrevive dela. Que é o caso de alguns artistas de minha cidade.
Trabalhar esse projeto foi uma forma de adquirir conhecimentos, com relação às pessoas da cidade, visionalisar sua cultura, gerar curiosidades e informações a cerca de algo que estava sempre presente, mas que por alguma forma ou fato é desconhecido da maioria das pessoas. Precisei me dedicar e ultrapassar meus limites trabalhar com esforço e dedicação para que este projeto acontecesse aprendi muito e descobri que podemos fazer acontecer, é só decidir o que se quer mostrar para a sociedade e para si mesmo. Vivências e conhecimentos, a opção de reavaliar, retocar ou mesmo sacrificar o que se considerava incontestável diante a qualidade, reaparece então para favorecer a eterna busca da essencialidade do trabalho.
Posso dizer que o valor de uma experiência como esta, não é pagável, nada se paga por aquilo que é adquirido com experiência ao conhecimento.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
Barbosa, Ana Mae A imagem do ensino de Arte. São Paulo, 1991
Cury, Augusto Jorge Pais Brilhantes Professores Fascinantes-Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

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